MANUAL DO PROPRIETÁRIO
Leia atentamente este manual – ele garantirá mais segurança ao usar sua bicicleta!
Parabéns pela compra da sua nova bicicleta Colli! Você agora faz parte de um grupo de ciclistas que exigem o que há de mais avançado e tecnológico no mundo das bicicletas.
Este manual foi desenvolvido para ajudá-lo a configurar, manter e utilizar sua bicicleta da melhor forma possível. Ler este guia antes do seu primeiro passeio garantirá que você aproveite ao máximo todos os benefícios e recursos da sua Colli.
Recomendamos que você inspecione sua bicicleta regularmente. A manutenção e os ajustes adequados não apenas aumentam a segurança, mas também melhoram o desempenho e prolongam sua vida útil, proporcionando uma experiência de pedal mais prazerosa e eficiente.
A leitura deste manual permitirá que você pedale com mais conforto, confiança e segurança. Aproveite sua nova bicicleta Colli e boas pedaladas!
A Colli Bike se reserva o direito de alterar as especificações dos produtos e desse manual sem aviso prévio, visando sempre a melhoria contínua.
POLÍTICA DE GARANTIA
1. Antes de utilizar sua bike pela primeira vez
Recomenda-se a leitura do manual do usuário, que contém informações sobre segurança, montagem, utilização e manutenção da bicicleta.
1.1 SOBRE O PRODUTO ADQUIRIDO: A Colli está no mercado desde 1986, empresa brasileira genuinamente paranaense, que pela qualidade apresentada em seus produtos têm atingido uma grande gama do mercado nacional e internacional.
1.2 ANTES DE UTILIZAR SUA BIKE PELA 1ª VEZ:
As bicicletas Colli são pré-montadas, assim sendo, após a compra junto a lojista ou e-commerce, é obrigatório e imprescindível para garantir sua segurança e garantia do produto, que se façam todos os ajustes, regulagens e lubrificação antes do uso, bem como sejam observadas as instruções de montagem e revisões gerais anexa neste manual.
2. Identificação da Bicicleta
Toda bicicleta possui um número de identificação (número do quadro). Exija a transcrição desse número em sua nota fiscal no ato da compra. Essa anotação:
- Formaliza a garantia da bicicleta.
- Serve como comprovação de propriedade, o que pode facilitar a identificação do produto em caso de roubo ou furto.
3. Prazos da Garantia
O prazo legal para acionamento da garantia, conforme previsto no art. 26, inciso II, da Lei nº 8.078 de 11/09/1990 (Código de Defesa do Consumidor), é de 90 dias para peças.
A Colli se compromete apenas com a garantia convencional, conforme descrito no manual do produto, cobrindo vícios de fabricação dentro do período de 90 dias, e exclui qualquer responsabilidade por eventuais extensões de garantia oferecidas por terceiros.
IMPORTANTE: A garantia estendida, se adquirida pelo consumidor, é um serviço prestado exclusivamente por terceiros. Toda e qualquer questão referente à garantia estendida deverá ser resolvida diretamente com o prestador do serviço responsável, conforme os termos acordados entre as partes.
4. O que anula a sua garantia
A garantia prevista neste manual será anulada nos seguintes casos:
- Término do prazo de garantia, contando a partir da data da nota fiscal de venda.
- furto/roubo não são cobertos pela garantia.
- Modificações no produto, como alteração na estrutura ou troca de peças indevida.
- Exposição da bicicleta em locais impróprios, como ambientes úmidos ou salinos, sem os devidos cuidados e manutenção, transporte improprio ocasionando acidentes , ou por mal uso de transbike..
- Defeitos ocasionados por acidentes.
- Rompimento ou quebra de peças por uso inadequado, como:
- Empinar a bicicleta.
- Subir e descer degraus e calçadas.
- Realizar saltos acrobáticos.
- Transportar mais de uma pessoa.
- Exceder o limite de peso suportado pela bicicleta (vide tabela de faixa etária Colli Bike).
- Serviços não cobertos pela garantia, como:
- Ajustes, regulagens e lubrificação.
- Revisões, limpeza e lavagem.
- Reapertos, centragem de rodas e alinhamentos de garfos e quadros.
5. Condições gerais da garantia
A Colli Bike assegura ao proprietário deste produto garantia contra eventuais defeitos de fabricação ou de peças. Caso a bicicleta apresente defeito, entre em contato imediatamente com a equipe de assistência técnica por meio de um posto autorizado ou pelo departamento interno de assistência técnica.
- Garantia do quadro em Aço e Alumínio: vitalícia para quebra de solda.
- Garantia do quadro em Carbono: 2 anos
- Garantia para pintura de 90 dias da data da compra da bike
- Para garantir a cobertura da garantia, é indispensável realizar todos os ajustes, regulagens e lubrificação antes do uso. Esses serviços garantem a durabilidade e vida útil do produto, sendo responsabilidade do consumidor.
CASO A BICICLETA APRESENTE VÍCIO EM ATÉ 90 DIAS DA DATA DA COMPRA, ENTRAR EM CONTATO IMEDIATAMENTE COM O DEPARTAMENTO INTERNO DE ASSISTÊNCIA POR UM DOS NOSSOS CANAIS OFICIAIS DE ATENDIMENTO
EMAIL: assistencia@collibike.com.br
TEL: 0800 643 2356
6. A Colli Bike não custeia o translado da bicicleta
A Colli Bike não se responsabiliza pelo transporte da bicicleta para assistência técnica e também não realizamos atendimento domiciliar.
7. Como solicitar a garantia
COMO SOLICITAR SUA GARANTIA E PROCEDIMENTOS ADOTADOS: Caso Identifique um Vício No Produto, dentro de 90 dias da compra, entre em contato com a assistência técnica pelo e-mail: assistencia@collibike.com.br . O seu produto será encaminhado a uma de nossas autorizadas para análise técnica do vício e emissão de orçamento para conserto. Sendo necessária a substituição de peças, a fabricante enviará peça original de fábrica, a qual possuirá garantia legal de 90 dias.
Envie as seguintes informações para o e-mail assistencia@collibike.com.br:
- Relato detalhado sobre o problema
- cópia da nota fiscal da compra
- dados para contato
- foto, vídeos, laudos e demais provas para identificar o vício do produto
(Caso o e-mail não seja recebido, verifique a caixa de spam.)
OBS: A Colli não fornece garantia de peças não originais e mão de obra de serviços prestados por oficinas terceirizadas.
8. Garantia de Componentes
- Shimano: CLIQUE AQUI
- RockShox: CLIQUE AQUI
IMPORTANTE
A Colli Bike não se responsabiliza por quaisquer danos, sejam materiais, morais, estéticos, físicos entre outros, causados ao usuário ou terceiros por mau uso ou descumprimento das orientações deste manual.
TABELA DE FAIXA ETÁRIA E UTILIZAÇÃO
TABELA DE FAIXA ETÁRIA E UTILIZAÇÃO
Para garantir a melhor experiência e a máxima segurança ao utilizar sua bicicleta, recomendamos que você consulte um profissional especializado antes do primeiro uso.
1. Instruções de Segurança COLLI BALANCE
Após cada ajuste da altura do selim, certifique-se de travar firmemente o tubo do selim para que as crianças não consigam abri-lo sozinhas.
O selim da bicicleta de equilíbrio Colli para crianças deve ser ajustado ao ponto mais alto (dentro da linha de segurança do tubo do selim) para uma altura de 125 cm e ao ponto mais baixo para uma altura de 80 cm.
Nota: Os dados são medidos manualmente e podem conter alguma margem de erro.
Atenção: A profundidade de inserção do tubo do selim deve ultrapassar a marca mínima de inserção.
Se o pneu possuir uma tampa de válvula, a tampa deve ser firmemente travada com uma ferramenta para que a criança não consiga removê-la com as mãos. Os pais devem verificar se há peças pequenas soltas para evitar que a criança as engula acidentalmente. Caso a bicicleta tenha alguma peça danificada ou solta, deve ser reparada imediatamente antes do uso. Caso contrário, a criança não deve utilizá-la.
Não permita que crianças andem próximas a estradas, piscinas ou escadas. Verifique se a área de uso é plana e sem descidas contínuas.
2. Instalação da Roda Dianteira
3. Instalação do Guidão
4. Instalação do Tubo do Selim
Obs: A profundidade de inserção do tubo do selim deve ultrapassar a marca mínima de inserção.
5. Precauções e Advertências
- Este produto é adequado para crianças de 3 a 7 anos de idade.
- O produto deve ser montado por um adulto.
- Antes de usar, verifique se todas as peças móveis e fixadores estão bem ajustados para garantir a segurança.
- O responsável não deve se afastar enquanto a criança estiver usando o produto.
- Não permita que a criança fique em pé na bicicleta.
- Não use perto de degraus, escadas ou terrenos irregulares para evitar acidentes.
- Este produto não é um meio de transporte e não deve ser utilizado em vias públicas ou transportes públicos.
- Mantenha a criança afastada de declives, estradas e piscinas enquanto estiver andando.
- Não permita que outras crianças empurrem a bicicleta enquanto estiver em uso.
- O peso máximo suportado por este produto é de 25 kg.
- Para a segurança da criança, os responsáveis devem ler as instruções antes do uso.
- Este manual contém informações importantes. Guarde-o para futuras consultas.
- Para evitar sufocamento, mantenha os plásticos da embalagem longe de bebês.
- As crianças devem usar equipamentos de proteção (capacete, luvas, joelheiras, cotoveleiras, etc.).
- Este produto contém peças pequenas e não deve ser utilizado por crianças menores de 3 anos.
6. Manutenção Básica
- Antes de cada uso, verifique se todos os fixadores estão firmes.
- Aplique graxa periodicamente nas partes rotativas e no eixo do guidão para aumentar a durabilidade do produto.
- Evite armazenar ou utilizar em locais úmidos, frios ou excessivamente quentes por longos períodos.
- Evite sobrecarga ou uso inadequado.
7. Instruções Importantes de Segurança
- Permita que as crianças andem somente durante o dia, com boa iluminação e sempre acompanhadas por um adulto.
- Certifique-se de que a criança possa controlar a velocidade da bicicleta a qualquer momento e incentive-a a usar os pés para se equilibrar e frear nos primeiros meses de uso.
- A criança deve usar sapatos adequados e capacete ao andar.
8. Termo de Responsabilidade
Danos causados por uso inadequado ou falta de manutenção não serão cobertos. Caso tenha dúvidas, entre em contato conosco.
As instruções contêm informações importantes. Guarde-as para uso futuro.
1. Montagem da Roda Dianteira
Ao retirar sua Colli Bike da embalagem principal, você observará que a roda dianteira está amarrada junto ao quadro. Remova as fitas e encaixe a roda no garfo, apertando as arruelas e eixos de maneira que fiquem bem posicionados. Em seguida, ajuste o freio dianteiro. Caso tenha recebido sua bicicleta com a roda dianteira já montada no garfo, desconsidere esta informação.
2. Montagem do Guidão
Direcione o garfo com o sistema de freio voltado para a frente da bicicleta. Coloque o anel plástico entre o suporte do guidão e o tubo da direção. Introduza o suporte do guidão dentro do tubo, certificando-se de que a marca de inserção mínima do suporte não fique visível acima do tubo de direção. Ajuste a inclinação do guidão, alinhe-o com o garfo e aperte o parafuso do suporte com uma chave fixa.
3. Montagem do Selim
Observe atentamente a marca de inserção mínima de 6 cm existente no canote, pois ela deve ficar dentro do tubo do selim. Insira o canote no tubo até a altura desejada, certificando-se de que a marca mínima não fique visível. Ajuste a posição do selim e aperte o parafuso, garantindo que esteja bem fixado.
4. Montagem dos Pedais
Identifique a marcação nos eixos dos pedais: “R” para o pedal direito e “L” para o pedal esquerdo. Rosqueie o pedal direito no pedivela do mesmo lado do cobre-corrente, apertando-o no sentido horário com uma chave de boca 15. Em seguida, fixe o pedal esquerdo no outro lado, apertando no sentido anti-horário.
5. Montagem da Cesta Infantil
Fixe a cesta no suporte localizado na parte frontal do movimento de direção, utilizando os parafusos e porcas fornecidos no kit. Caso a cesta possua uma haste, fixe-a junto ao suporte frontal, juntamente com o eixo da roda e o paralama.
6. Montagem da Roda Lateral
Com uma chave de boca 14, solte uma das porcas e arruelas externas do eixo da roda traseira. Posicione o suporte das rodinhas de apoio lateral no eixo, recoloque a arruela e a porca e faça um leve aperto. Repita o procedimento do outro lado. Centralize a roda no quadro, verifique se a corrente está esticada e aperte as porcas. Por fim, coloque as proteções plásticas no eixo traseiro.
Obs: A roda lateral possui uma leve folga em relação ao chão, permitindo que a criança desenvolva equilíbrio e confiança gradualmente durante o aprendizado.
7. Regulagem dos Freios
Para freios V-Brake, afrouxe as sapatas, deixando-as paralelas ao aro. Aperte suavemente a porca de fixação da sapata, segurando-a com os dedos para que não saia da posição durante o aperto. Acione o sistema de freio para verificar se ambas as sapatas encostam no aro de maneira semelhante. Ajuste-as para manter a mesma distância do aro, garantindo uma frenagem eficiente. A recomendação é de 2 mm de distância.
8. Revisões Gerais
Nos três primeiros meses, reaperte quinzenalmente os parafusos do guidão, tubo do selim, rodas, suportes laterais e quadro. Verifique frequentemente a eficiência dos freios, a lubrificação da corrente, possíveis folgas nos movimentos central e de direção e o aperto dos parafusos. Evite calibrar os pneus acima da pressão recomendada. Essas verificações e calibrações devem ser realizadas por um adulto.
1. Montagem da Roda Dianteira
Ao retirar sua Colli Bike da embalagem principal, você observará que a roda dianteira está amarrada junto ao quadro. Remova as fitas e encaixe a roda no garfo, apertando as arruelas e eixos de maneira que fiquem bem posicionados. Em seguida, ajuste o freio dianteiro. Caso tenha recebido sua bicicleta com a roda dianteira já montada no garfo, desconsidere esta informação.
2. Montagem do Guidão
Direcione o garfo com o sistema de freio voltado para a frente da bicicleta. Coloque o anel plástico entre o suporte do guidão e o tubo da direção. Introduza o suporte do guidão dentro do tubo, certificando-se de que a marca de inserção mínima do suporte não fique visível acima do tubo de direção. Ajuste a inclinação do guidão, alinhe-o com o garfo e aperte o parafuso do suporte com uma chave fixa.
Caso o suporte for Ahead Set Insira o tubo da suspensão dianteira no quadro da bicicleta, garantindo que os rolamentos e espaçadores estejam corretamente posicionados na caixa de direção. Em seguida, encaixe o suporte de guidão sobre o tubo da suspensão e utilize espaçadores, se necessário, para ajustar a altura desejada. Insira a tampa superior e o parafuso de ajuste no topo do tubo da suspensão, apertando levemente até eliminar folgas na direção, sem travar a rotação do guidão. Posicione o guidão no suporte, encaixando-o na área de fixação, recoloque a tampa frontal e aperte os parafusos de forma cruzada para distribuir a pressão de maneira equilibrada. Por fim, gire o guidão para ambos os lados, verificando se há travamentos ou folgas na direção. Se necessário, reajuste a pré-carga e os parafusos do suporte.
3. Montagem do Selim
Para instalar o selim na bicicleta, primeiro determine o tipo de fixação utilizada: parafuso ou quick release. Se a fixação for por parafuso, afrouxe o parafuso do canote utilizando uma chave Allen ou chave fixa compatível. Insira o canote do selim no tubo do quadro, garantindo que a marca de inserção mínima fique dentro do quadro para evitar danos e garantir a segurança. Ajuste a altura desejada e aperte firmemente o parafuso, respeitando o torque recomendado pelo fabricante.
Se a fixação for por quick release, abra a alavanca para soltar o canote. Insira o canote do selim no quadro até a altura desejada, sempre respeitando a marca de inserção mínima. Alinhe o selim corretamente e feche a alavanca do quick release com firmeza, garantindo que o sistema esteja bem travado. Caso necessário, ajuste a tensão do mecanismo girando a porca do lado oposto da alavanca antes de fechá-la completamente.
Após a instalação, verifique se o selim está bem fixado e alinhado. Teste aplicando pressão sobre ele e certificando-se de que não há movimentação.
4. Montagem dos Pedais
Identifique a marcação nos eixos dos pedais: “R” para o pedal direito e “L” para o pedal esquerdo. Rosqueie o pedal direito no pedivela do mesmo lado do cobre-corrente, apertando-o no sentido horário com uma chave de boca 15. Em seguida, fixe o pedal esquerdo no outro lado, apertando no sentido anti-horário.
5. Regulagem dos Freios
Para a instalação dos freios V-Brake, comece posicionando as sapatas de freio no suporte da roda, garantindo que fiquem paralelas ao aro. Afrouxe levemente os parafusos de fixação das sapatas para ajustá-las corretamente, deixando uma distância de aproximadamente 2 mm do aro. Em seguida, posicione os braços do V-Brake no garfo dianteiro ou no quadro traseiro, encaixando-os nos pivôs de freio e fixando-os com os parafusos apropriados. Passe o cabo de freio pelo conduíte e pelo suporte da manete, fixando-o na presilha do freio. Ajuste a tensão do cabo e verifique se as duas sapatas encostam no aro simultaneamente ao acionar a manete. Caso necessário, utilize os parafusos de regulagem localizados nos braços do freio para equilibrar a pressão de ambos os lados. Após os ajustes, aperte firmemente todos os parafusos e realize testes para garantir que o freio esteja funcionando corretamente.
Os freios a disco oferecem uma frenagem eficiente e segura, especialmente em condições adversas, como chuva e terrenos acidentados. Para garantir seu desempenho ideal, é essencial realizar manutenções periódicas. Verifique regularmente o desgaste das pastilhas de freio e substitua-as quando necessário. Evite o contato da superfície do disco com óleos ou graxas, pois isso pode comprometer sua eficiência. Durante a instalação ou substituição, certifique-se de que o disco está alinhado corretamente para evitar ruídos e vibrações indesejadas. Ao utilizar os freios, evite frenagens bruscas excessivas, pois isso pode superaquecer o sistema e reduzir sua eficiência. Após trocas ou ajustes, realize testes em baixa velocidade antes de utilizar a bicicleta normalmente. Em caso de ruídos persistentes ou perda de eficiência na frenagem, procure um profissional para avaliar o sistema.
6. Revisões Gerais
Nos três primeiros meses, reaperte quinzenalmente os parafusos do guidão, tubo do selim, rodas, suportes laterais e quadro. Verifique frequentemente a eficiência dos freios, a lubrificação da corrente, possíveis folgas nos movimentos central e de direção e o aperto dos parafusos. Evite calibrar os pneus acima da pressão recomendada. Essas verificações e calibrações devem ser realizadas por um adulto.
1. Montagem da Roda Dianteira
Ao retirar sua Colli Bike da embalagem principal, você observará que a roda dianteira está amarrada junto ao quadro. Remova as fitas e encaixe a roda no garfo, apertando as arruelas e eixos de maneira que fiquem bem posicionados. Em seguida, ajuste o freio dianteiro. Caso tenha recebido sua bicicleta com a roda dianteira já montada no garfo, desconsidere esta informação.
2. Montagem do Guidão
Direcione o garfo com o sistema de freio voltado para a frente da bicicleta. Coloque o anel plástico entre o suporte do guidão e o tubo da direção. Introduza o suporte do guidão dentro do tubo, certificando-se de que a marca de inserção mínima do suporte não fique visível acima do tubo de direção. Ajuste a inclinação do guidão, alinhe-o com o garfo e aperte o parafuso do suporte com uma chave fixa.
Caso o suporte for Ahead Set Insira o tubo da suspensão dianteira no quadro da bicicleta, garantindo que os rolamentos e espaçadores estejam corretamente posicionados na caixa de direção. Em seguida, encaixe o suporte de guidão sobre o tubo da suspensão e utilize espaçadores, se necessário, para ajustar a altura desejada. Insira a tampa superior e o parafuso de ajuste no topo do tubo da suspensão, apertando levemente até eliminar folgas na direção, sem travar a rotação do guidão. Posicione o guidão no suporte, encaixando-o na área de fixação, recoloque a tampa frontal e aperte os parafusos de forma cruzada para distribuir a pressão de maneira equilibrada. Por fim, gire o guidão para ambos os lados, verificando se há travamentos ou folgas na direção. Se necessário, reajuste a pré-carga e os parafusos do suporte.
3. Montagem do Selim
Para instalar o selim na bicicleta, primeiro determine o tipo de fixação utilizada: parafuso ou quick release. Se a fixação for por parafuso, afrouxe o parafuso do canote utilizando uma chave Allen ou chave fixa compatível. Insira o canote do selim no tubo do quadro, garantindo que a marca de inserção mínima fique dentro do quadro para evitar danos e garantir a segurança. Ajuste a altura desejada e aperte firmemente o parafuso, respeitando o torque recomendado pelo fabricante.
Se a fixação for por quick release, abra a alavanca para soltar o canote. Insira o canote do selim no quadro até a altura desejada, sempre respeitando a marca de inserção mínima. Alinhe o selim corretamente e feche a alavanca do quick release com firmeza, garantindo que o sistema esteja bem travado. Caso necessário, ajuste a tensão do mecanismo girando a porca do lado oposto da alavanca antes de fechá-la completamente.
Após a instalação, verifique se o selim está bem fixado e alinhado. Teste aplicando pressão sobre ele e certificando-se de que não há movimentação.
4. Montagem dos Pedais
Identifique a marcação nos eixos dos pedais: “R” para o pedal direito e “L” para o pedal esquerdo. Rosqueie o pedal direito no pedivela do mesmo lado do cobre-corrente, apertando-o no sentido horário com uma chave de boca 15. Em seguida, fixe o pedal esquerdo no outro lado, apertando no sentido anti-horário.
5. Câmbios e Transmissão
Na escolha das marchas, leve em consideração que, quanto maior a engrenagem dianteira e maior o pinhão traseiro, menor será a velocidade e mais leve a relação. Por outro lado, quanto maior a engrenagem dianteira e menor o pinhão traseiro, maior será a velocidade e mais pesada a relação. O uso inadequado das marchas pode ocasionar a quebra da corrente ou dos câmbios, além de reduzir a vida útil das peças.
Nunca realize a troca de marchas acionando os dois câmbios simultaneamente, pois isso pode fazer com que o câmbio traseiro seja jogado para dentro da roda, causando o travamento da mesma e possivelmente um acidente com o condutor. Esse tipo de defeito é caracterizado como mau uso do produto, resultando na perda da garantia.
6. Regulagem dos Freios
Para a instalação dos freios V-Brake, comece posicionando as sapatas de freio no suporte da roda, garantindo que fiquem paralelas ao aro. Afrouxe levemente os parafusos de fixação das sapatas para ajustá-las corretamente, deixando uma distância de aproximadamente 2 mm do aro. Em seguida, posicione os braços do V-Brake no garfo dianteiro ou no quadro traseiro, encaixando-os nos pivôs de freio e fixando-os com os parafusos apropriados. Passe o cabo de freio pelo conduíte e pelo suporte da manete, fixando-o na presilha do freio. Ajuste a tensão do cabo e verifique se as duas sapatas encostam no aro simultaneamente ao acionar a manete. Caso necessário, utilize os parafusos de regulagem localizados nos braços do freio para equilibrar a pressão de ambos os lados. Após os ajustes, aperte firmemente todos os parafusos e realize testes para garantir que o freio esteja funcionando corretamente.
6. Regulagem dos Freios
Para a instalação dos freios V-Brake, comece posicionando as sapatas de freio no suporte da roda, garantindo que fiquem paralelas ao aro. Afrouxe levemente os parafusos de fixação das sapatas para ajustá-las corretamente, deixando uma distância de aproximadamente 2 mm do aro. Em seguida, posicione os braços do V-Brake no garfo dianteiro ou no quadro traseiro, encaixando-os nos pivôs de freio e fixando-os com os parafusos apropriados. Passe o cabo de freio pelo conduíte e pelo suporte da manete, fixando-o na presilha do freio. Ajuste a tensão do cabo e verifique se as duas sapatas encostam no aro simultaneamente ao acionar a manete. Caso necessário, utilize os parafusos de regulagem localizados nos braços do freio para equilibrar a pressão de ambos os lados. Após os ajustes, aperte firmemente todos os parafusos e realize testes para garantir que o freio esteja funcionando corretamente.
Os freios a disco oferecem uma frenagem eficiente e segura, especialmente em condições adversas, como chuva e terrenos acidentados. Para garantir seu desempenho ideal, é essencial realizar manutenções periódicas. Verifique regularmente o desgaste das pastilhas de freio e substitua-as quando necessário. Evite o contato da superfície do disco com óleos ou graxas, pois isso pode comprometer sua eficiência. Durante a instalação ou substituição, certifique-se de que o disco está alinhado corretamente para evitar ruídos e vibrações indesejadas. Ao utilizar os freios, evite frenagens bruscas excessivas, pois isso pode superaquecer o sistema e reduzir sua eficiência. Após trocas ou ajustes, realize testes em baixa velocidade antes de utilizar a bicicleta normalmente. Em caso de ruídos persistentes ou perda de eficiência na frenagem, procure um profissional para avaliar o sistema.
7. Câmbios e Transmissão
Na escolha das marchas, leve em consideração que, quanto maior a engrenagem dianteira e maior o pinhão traseiro, menor será a velocidade e mais leve a relação. Por outro lado, quanto maior a engrenagem dianteira e menor o pinhão traseiro, maior será a velocidade e mais pesada a relação. O uso inadequado das marchas pode ocasionar a quebra da corrente ou dos câmbios, além de reduzir a vida útil das peças.
Nunca realize a troca de marchas acionando os dois câmbios simultaneamente, pois isso pode fazer com que o câmbio traseiro seja jogado para dentro da roda, causando o travamento da mesma e possivelmente um acidente com o condutor. Esse tipo de defeito é caracterizado como mau uso do produto, resultando na perda da garantia.
Para garantir o bom funcionamento do sistema de transmissão, siga as recomendações abaixo:
- Alivie o esforço nos pedais ao trocar de marcha, evitando a quebra da corrente.
- Evite trocar de marcha em terrenos irregulares, pois a trepidação pode causar a queda da corrente.
- Mantenha o conjunto de transmissão sempre regulado e lubrificado, garantindo maior durabilidade e eficiência.
- Se perceber que o sistema de transmissão está desregulado, suspenda o uso da bicicleta e procure uma oficina especializada para os ajustes necessários.
Durante a troca de marcha evitar:
- Troca de marcha sob alta pressão de pedal: Feito em um momento de alta carga (como em subidas ou sprints);
- troca de marcha muito rápida ou abrupta: sem dar tempo para que a corrente se posicione corretamente nas engrenagens;
- Troca de marchas sem ajuste do câmbio: o que pode resultar em “saltos” ou falhas durante as trocas de marcha e possível rompimento da corrente;
- Troca de marcha em Cadeia cruzada – cross-chaining: quando combinação de marchas deixa a corrente em um dos extremos (engrenagem grande na frente e pequena na traseira, ou pequena na frente e grande na traseira).
Seguindo essas orientações, você garantirá um melhor desempenho da sua bicicleta, além de aumentar a durabilidade dos componentes e evitar danos ao sistema de transmissão.
A garantia será anulada caso sejam realizadas modificações no produto, incluindo, mas não se limitando, como alteração na estrutura ou troca das peças originais por similares sem autorização.
7. Revisões Gerais
Nos três primeiros meses, reaperte quinzenalmente os parafusos do guidão, tubo do selim, rodas, suportes laterais e quadro. Verifique frequentemente a eficiência dos freios, a lubrificação da corrente, possíveis folgas nos movimentos central e de direção e o aperto dos parafusos. Evite calibrar os pneus acima da pressão recomendada. Essas verificações e calibrações devem ser realizadas por um adulto.
1. Montagem da Roda Dianteira
Ao retirar sua Colli Bike da embalagem principal, você observará que a roda dianteira está amarrada junto ao quadro. Remova as fitas e encaixe a roda no garfo, apertando as arruelas e eixos de maneira que fiquem bem posicionados. Em seguida, ajuste o freio dianteiro. Caso tenha recebido sua bicicleta com a roda dianteira já montada no garfo, desconsidere esta informação.
2. Montagem do Guidão
Direcione o garfo com o sistema de freio voltado para a frente da bicicleta. Coloque o anel plástico entre o suporte do guidão e o tubo da direção. Introduza o suporte do guidão dentro do tubo, certificando-se de que a marca de inserção mínima do suporte não fique visível acima do tubo de direção. Ajuste a inclinação do guidão, alinhe-o com o garfo e aperte o parafuso do suporte com uma chave fixa.
Caso o suporte for Ahead Set Insira o tubo da suspensão dianteira no quadro da bicicleta, garantindo que os rolamentos e espaçadores estejam corretamente posicionados na caixa de direção. Em seguida, encaixe o suporte de guidão sobre o tubo da suspensão e utilize espaçadores, se necessário, para ajustar a altura desejada. Insira a tampa superior e o parafuso de ajuste no topo do tubo da suspensão, apertando levemente até eliminar folgas na direção, sem travar a rotação do guidão. Posicione o guidão no suporte, encaixando-o na área de fixação, recoloque a tampa frontal e aperte os parafusos de forma cruzada para distribuir a pressão de maneira equilibrada. Por fim, gire o guidão para ambos os lados, verificando se há travamentos ou folgas na direção. Se necessário, reajuste a pré-carga e os parafusos do suporte.
3. Montagem do Selim
Para instalar o selim na bicicleta, primeiro determine o tipo de fixação utilizada: parafuso ou quick release. Se a fixação for por parafuso, afrouxe o parafuso do canote utilizando uma chave Allen ou chave fixa compatível. Insira o canote do selim no tubo do quadro, garantindo que a marca de inserção mínima fique dentro do quadro para evitar danos e garantir a segurança. Ajuste a altura desejada e aperte firmemente o parafuso, respeitando o torque recomendado pelo fabricante.
Se a fixação for por quick release, abra a alavanca para soltar o canote. Insira o canote do selim no quadro até a altura desejada, sempre respeitando a marca de inserção mínima. Alinhe o selim corretamente e feche a alavanca do quick release com firmeza, garantindo que o sistema esteja bem travado. Caso necessário, ajuste a tensão do mecanismo girando a porca do lado oposto da alavanca antes de fechá-la completamente.
Após a instalação, verifique se o selim está bem fixado e alinhado. Teste aplicando pressão sobre ele e certificando-se de que não há movimentação.
4. Montagem dos Pedais
Identifique a marcação nos eixos dos pedais: “R” para o pedal direito e “L” para o pedal esquerdo. Rosqueie o pedal direito no pedivela do mesmo lado do cobre-corrente, apertando-o no sentido horário com uma chave de boca 15. Em seguida, fixe o pedal esquerdo no outro lado, apertando no sentido anti-horário.
5. Pneus
A calibragem de cada pneu varia de acordo com seu tamanho e características. A
pressão correta está marcada na lateral do pneu.
Segue abaxio tabela de conversão – PSI/BAR
Procure sempre manter os pneus devidamente calibrados, isso
garantirá segurança no pedal e durabilidade dos pneus
6. Regulagem dos Freios
Para a instalação dos freios V-Brake, comece posicionando as sapatas de freio no suporte da roda, garantindo que fiquem paralelas ao aro. Afrouxe levemente os parafusos de fixação das sapatas para ajustá-las corretamente, deixando uma distância de aproximadamente 2 mm do aro. Em seguida, posicione os braços do V-Brake no garfo dianteiro ou no quadro traseiro, encaixando-os nos pivôs de freio e fixando-os com os parafusos apropriados. Passe o cabo de freio pelo conduíte e pelo suporte da manete, fixando-o na presilha do freio. Ajuste a tensão do cabo e verifique se as duas sapatas encostam no aro simultaneamente ao acionar a manete. Caso necessário, utilize os parafusos de regulagem localizados nos braços do freio para equilibrar a pressão de ambos os lados. Após os ajustes, aperte firmemente todos os parafusos e realize testes para garantir que o freio esteja funcionando corretamente.
Os freios a disco oferecem uma frenagem eficiente e segura, especialmente em condições adversas, como chuva e terrenos acidentados. Para garantir seu desempenho ideal, é essencial realizar manutenções periódicas. Verifique regularmente o desgaste das pastilhas de freio e substitua-as quando necessário. Evite o contato da superfície do disco com óleos ou graxas, pois isso pode comprometer sua eficiência. Durante a instalação ou substituição, certifique-se de que o disco está alinhado corretamente para evitar ruídos e vibrações indesejadas. Ao utilizar os freios, evite frenagens bruscas excessivas, pois isso pode superaquecer o sistema e reduzir sua eficiência. Após trocas ou ajustes, realize testes em baixa velocidade antes de utilizar a bicicleta normalmente. Em caso de ruídos persistentes ou perda de eficiência na frenagem, procure um profissional para avaliar o sistema.
7. Câmbios e Transmissão
Na escolha das marchas, leve em consideração que, quanto maior a engrenagem dianteira e maior o pinhão traseiro, menor será a velocidade e mais leve a relação. Por outro lado, quanto maior a engrenagem dianteira e menor o pinhão traseiro, maior será a velocidade e mais pesada a relação. O uso inadequado das marchas pode ocasionar a quebra da corrente ou dos câmbios, além de reduzir a vida útil das peças.
Nunca realize a troca de marchas acionando os dois câmbios simultaneamente, pois isso pode fazer com que o câmbio traseiro seja jogado para dentro da roda, causando o travamento da mesma e possivelmente um acidente com o condutor. Esse tipo de defeito é caracterizado como mau uso do produto, resultando na perda da garantia.
Para garantir o bom funcionamento do sistema de transmissão, siga as recomendações abaixo:
- Alivie o esforço nos pedais ao trocar de marcha, evitando a quebra da corrente.
- Evite trocar de marcha em terrenos irregulares, pois a trepidação pode causar a queda da corrente.
- Mantenha o conjunto de transmissão sempre regulado e lubrificado, garantindo maior durabilidade e eficiência.
- Se perceber que o sistema de transmissão está desregulado, suspenda o uso da bicicleta e procure uma oficina especializada para os ajustes necessários.
Durante a troca de marcha evitar:
- Troca de marcha sob alta pressão de pedal: Feito em um momento de alta carga (como em subidas ou sprints);
- troca de marcha muito rápida ou abrupta: sem dar tempo para que a corrente se posicione corretamente nas engrenagens;
- Troca de marchas sem ajuste do câmbio: o que pode resultar em “saltos” ou falhas durante as trocas de marcha e possível rompimento da corrente;
- Troca de marcha em Cadeia cruzada – cross-chaining: quando combinação de marchas deixa a corrente em um dos extremos (engrenagem grande na frente e pequena na traseira, ou pequena na frente e grande na traseira).
Seguindo essas orientações, você garantirá um melhor desempenho da sua bicicleta, além de aumentar a durabilidade dos componentes e evitar danos ao sistema de transmissão.
A garantia será anulada caso sejam realizadas modificações no produto, incluindo, mas não se limitando, como alteração na estrutura ou troca das peças originais por similares sem autorização.
8. Revisões Gerais
Nos três primeiros meses, reaperte quinzenalmente os parafusos do guidão, tubo do selim, rodas, suportes laterais e quadro. Verifique frequentemente a eficiência dos freios, a lubrificação da corrente, possíveis folgas nos movimentos central e de direção e o aperto dos parafusos. Evite calibrar os pneus acima da pressão recomendada. Essas verificações e calibrações devem ser realizadas por um adulto.
1. Montagem da Roda Dianteira
Para garantir a montagem correta da roda dianteira com freio a disco da sua bicicleta Colli, siga atentamente as instruções. Primeiro, certifique-se de que a bicicleta está apoiada em uma superfície plana e estável, verificando se todos os componentes da roda dianteira e do sistema de freio estão em boas condições. Em seguida, posicione a roda entre os garfos da suspensão, garantindo que o disco de freio fique corretamente alinhado com a pinça. Evite tocar no disco para não comprometer sua eficiência com resíduos de óleo ou sujeira.
Se sua bicicleta utilizar um eixo de blocagem rápida (quick release), insira o eixo pelo cubo da roda, passando pelos dropouts da suspensão, aperte a porca do lado oposto até sentir resistência e, em seguida, pressione a alavanca para travá-lo firmemente, mas sem excessiva pressão. Caso utilize um eixo passante, insira-o pelo dropout, passe-o pelo cubo e atravesse o outro lado do garfo, apertando conforme as instruções do fabricante para garantir a fixação correta da roda.
Após a instalação, gire a roda para verificar se o disco não encosta na pinça e, caso haja atrito, ajuste o alinhamento. Aperte a manete do freio algumas vezes para testar o funcionamento do sistema. Por fim, certifique-se de que a roda está bem encaixada, todos os parafusos do freio e do eixo estão apertados corretamente e que o freio está operando de maneira eficiente antes de pedalar.
2. Montagem do Guidão
Direcione o garfo com o sistema de freio voltado para a frente da bicicleta. Coloque o anel plástico entre o suporte do guidão e o tubo da direção. Introduza o suporte do guidão dentro do tubo, certificando-se de que a marca de inserção mínima do suporte não fique visível acima do tubo de direção. Ajuste a inclinação do guidão, alinhe-o com o garfo e aperte o parafuso do suporte com uma chave fixa.
Caso o suporte for Ahead Set Insira o tubo da suspensão dianteira no quadro da bicicleta, garantindo que os rolamentos e espaçadores estejam corretamente posicionados na caixa de direção. Em seguida, encaixe o suporte de guidão sobre o tubo da suspensão e utilize espaçadores, se necessário, para ajustar a altura desejada. Insira a tampa superior e o parafuso de ajuste no topo do tubo da suspensão, apertando levemente até eliminar folgas na direção, sem travar a rotação do guidão. Posicione o guidão no suporte, encaixando-o na área de fixação, recoloque a tampa frontal e aperte os parafusos de forma cruzada para distribuir a pressão de maneira equilibrada. Por fim, gire o guidão para ambos os lados, verificando se há travamentos ou folgas na direção. Se necessário, reajuste a pré-carga e os parafusos do suporte.
3. Montagem do Selim
Para instalar o selim na bicicleta, primeiro determine o tipo de fixação utilizada: parafuso ou quick release. Se a fixação for por parafuso, afrouxe o parafuso do canote utilizando uma chave Allen ou chave fixa compatível. Insira o canote do selim no tubo do quadro, garantindo que a marca de inserção mínima fique dentro do quadro para evitar danos e garantir a segurança. Ajuste a altura desejada e aperte firmemente o parafuso, respeitando o torque recomendado pelo fabricante.
Se a fixação for por quick release, abra a alavanca para soltar o canote. Insira o canote do selim no quadro até a altura desejada, sempre respeitando a marca de inserção mínima. Alinhe o selim corretamente e feche a alavanca do quick release com firmeza, garantindo que o sistema esteja bem travado. Caso necessário, ajuste a tensão do mecanismo girando a porca do lado oposto da alavanca antes de fechá-la completamente.
Após a instalação, verifique se o selim está bem fixado e alinhado. Teste aplicando pressão sobre ele e certificando-se de que não há movimentação.
4. Montagem dos Pedais
Identifique a marcação nos eixos dos pedais: “R” para o pedal direito e “L” para o pedal esquerdo. Rosqueie o pedal direito no pedivela do mesmo lado do cobre-corrente, apertando-o no sentido horário com uma chave de boca 15. Em seguida, fixe o pedal esquerdo no outro lado, apertando no sentido anti-horário.
5. Pneus
A calibragem de cada pneu varia de acordo com seu tamanho e características. A
pressão correta está marcada na lateral do pneu.
Segue abaxio tabela de conversão – PSI/BAR
Procure sempre manter os pneus devidamente calibrados, isso
garantirá segurança no pedal e durabilidade dos pneus
6. Regulagem dos Freios
Os freios a disco oferecem uma frenagem eficiente e segura, especialmente em condições adversas, como chuva e terrenos acidentados. Para garantir seu desempenho ideal, é essencial realizar manutenções periódicas. Verifique regularmente o desgaste das pastilhas de freio e substitua-as quando necessário. Evite o contato da superfície do disco com óleos ou graxas, pois isso pode comprometer sua eficiência. Durante a instalação ou substituição, certifique-se de que o disco está alinhado corretamente para evitar ruídos e vibrações indesejadas. Ao utilizar os freios, evite frenagens bruscas excessivas, pois isso pode superaquecer o sistema e reduzir sua eficiência. Após trocas ou ajustes, realize testes em baixa velocidade antes de utilizar a bicicleta normalmente. Em caso de ruídos persistentes ou perda de eficiência na frenagem, procure um profissional para avaliar o sistema.
7. Câmbios e Transmissão
Na escolha das marchas, leve em consideração que, quanto maior a engrenagem dianteira e maior o pinhão traseiro, menor será a velocidade e mais leve a relação. Por outro lado, quanto maior a engrenagem dianteira e menor o pinhão traseiro, maior será a velocidade e mais pesada a relação. O uso inadequado das marchas pode ocasionar a quebra da corrente ou dos câmbios, além de reduzir a vida útil das peças.
Nunca realize a troca de marchas acionando os dois câmbios simultaneamente, pois isso pode fazer com que o câmbio traseiro seja jogado para dentro da roda, causando o travamento da mesma e possivelmente um acidente com o condutor. Esse tipo de defeito é caracterizado como mau uso do produto, resultando na perda da garantia.
Para garantir o bom funcionamento do sistema de transmissão, siga as recomendações abaixo:
- Alivie o esforço nos pedais ao trocar de marcha, evitando a quebra da corrente.
- Evite trocar de marcha em terrenos irregulares, pois a trepidação pode causar a queda da corrente.
- Mantenha o conjunto de transmissão sempre regulado e lubrificado, garantindo maior durabilidade e eficiência.
- Se perceber que o sistema de transmissão está desregulado, suspenda o uso da bicicleta e procure uma oficina especializada para os ajustes necessários.
Durante a troca de marcha evitar:
- Troca de marcha sob alta pressão de pedal: Feito em um momento de alta carga (como em subidas ou sprints);
- troca de marcha muito rápida ou abrupta: sem dar tempo para que a corrente se posicione corretamente nas engrenagens;
- Troca de marchas sem ajuste do câmbio: o que pode resultar em “saltos” ou falhas durante as trocas de marcha e possível rompimento da corrente;
- Troca de marcha em Cadeia cruzada – cross-chaining: quando combinação de marchas deixa a corrente em um dos extremos (engrenagem grande na frente e pequena na traseira, ou pequena na frente e grande na traseira).
Seguindo essas orientações, você garantirá um melhor desempenho da sua bicicleta, além de aumentar a durabilidade dos componentes e evitar danos ao sistema de transmissão.
A garantia será anulada caso sejam realizadas modificações no produto, incluindo, mas não se limitando, como alteração na estrutura ou troca das peças originais por similares sem autorização.
8. Revisões Gerais
Após 30 dias da montagem, a bicicleta deve ser levada a uma oficina para lubrificação e novos ajustes. Além disso, recomenda-se realizar a revisão e lubrificação a cada três meses para manter o bom funcionamento do produto. Em regiões úmidas ou litorâneas, esse intervalo deve ser reduzido para dois meses devido às condições que podem acelerar o desgaste das peças. Sempre que a bicicleta for exposta à chuva, submersão, uso extremo, lama, poeira excessiva ou ambientes salinos, a lubrificação deve ser realizada imediatamente. A manutenção é essencial para garantir a durabilidade e o desempenho da bicicleta, sendo a lubrificação uma obrigação, cuja despesa é de responsabilidade do proprietário.